Dia da Mentiras... mas porquê?

Toda a gente conhece o Dia das Mentiras, celebrado no nosso pedacinho de mundo todos os dias 1 de Abril (em outras culturas pode variar ligeiramente), e quem entre nós nunca tentou pregar uma partida a um amigo, colega, familiar, ou até uma ou outra pessoa de quem não se gosta muito?

É um acontecimento quase mundial, e as mentiras variam, desde as mais simples, até às mais elaboradas e complicadas, como por exemplo:
  • Um Whopper (hamburger) para canhotos desenvolvido pela Burger King (a grande rival da McDonald's);
  • Uma buzina que equipa os novos carros da BMW que acalma os condutores que a ouvem;
  • O caso de "Sidd" Finch, um suposto jogador dos New York Mets (equipa de baseball), ex-aluno de Harvard que se encontrava a "treinar" para ser monge Budista, e que descobriu a "Arte do Lançamento" enquanto vagueava pelo Tibete, o que lhe permitia lançar bolas a uma modesta velocidade de 168 milhas por hora (em português, 270km/h);
  • Uma nova partícula fundamental, o "bigon", que tem o tamanho de uma bola de bowling e cuja existência apenas dura uns míseros microsegundos, mas que seria a responsável pelos raios globulares (uma espécie de relâmpago redondo), enxaquecas, falhas inexplicáveis em equipamentos electrónicos, a queda dos soufflés, combustão humana espontânea, e até de terramotos;
  • O estado do Alabama (EUA) votou para mudar o valor da constante de Pi (3,1415 aprox.) para o valor bíblico de 3.0;
  • A introdução do Smell-o-vision, ou seja, a capacidade de enviar cheiros através da transmissão de sinais muito parecidos aos da televisão, o que faria com que o consumidor conseguisse não só ver e ouvir os seus programas favoritos, mas também de os cheirar.
Mas de onde vem este dia? Que factos mirabolantes levaram a que este dia seja celebrado por quase todo o mundo? Há muitas explicações, umas mais credíveis que outras (ou não estariamos nós a falar do Dia das Mentiras), que não vou reproduzir aqui, mas deixo o link para quem quiser saber mais, em infoplease.com e em wikipedia.

1 comentário:

Sirius disse...

Aquela do PI não me parece nada de estranho! Dado as leis malucas de alguns dos estados norte-americanos não me admira que sugerissem isto!