“É preciso viver, não apenas existir” (Plutarco)



Já há muito tempo que não escrevo nada no blog, o tempo foi tanto, que fui de certa forma “aniquilada” do blog.


Porquê que não tenho escrito nada...acho que ando a gastar muitas energias a “remar contra a maré”.


Andamos por aqui a tentar perceber tudo e mais alguma coisa, o universo, as estrelas, os cometas, os planetas, se existem ou não extraterrestres, e no fundo não entendemos a nossa própria identidade, não entendemos quem somos, como são os outros. O que andamos por aqui a fazer, se temos algum objectivo e se estamos no caminho certo e se existe um caminho.
Tenho passado os últimos meses a maldizer a minha vida, centrada nos meus problemas, e tenho-me esquecido de uma coisa tão importante, VIVER.

Olho à minha volta e vejo mais de 90% das pessoas que me rodeiam, preocupadas com os problemas, a criticar outros, assim como eu tenho feito. A olhar para as vidas de todos com um olhar crítico, a olhar para a própria vida com um olhar cruel. E afinal de contas, o que estou a fazer, e o que andamos todos a fazer, é a perder tempo precioso?


Então, olhando de longe, realmente isto tudo é ridículo, é de rir, o tempo que perdemos com as pequenas coisas, com o absurdo. Mas ao mesmo tempo se tentamos encontrar o nosso “caminho”, e chamado “sentido da Vida” caímos numa rede complexa de perguntas sem resposta.


Se calhar o dito Absurdismo ou Filosofia do Absurdo é uma teoria acertada, se calhar todas as nossas buscas incessantes por um objectivo, por um sentido, por um caminho, estão destinadas a falhar. Se calhar não existe mesmo um objectivo. Se calhar Viver não é mais do que isso mesmo, Viver.


Quando digo viver, não digo existir. Existir só por si é muito pouco.


Viver implica relacionamentos, Existir é apatia, é indiferença, Viver é partilhar, Viver é falar, Viver é escrever sobre coisas que nos inundam a razão de dúvidas, Viver não é esperar pela Morte.


Então se assim é, as coisas que disse em cima que são pequenas, e com as quais perdemos tempo, são as mesmas coisas que nos dão Vida, e são as mesmas coisas a que podemos chamar Viver.
Curioso! Então olhar para a vida dos outros com um olhar crítico e olhar para a nossa com um olhar cruel, maldizer a vida, criticar os outros, viver insatisfeitos, é Viver. São os relacionamentos que temos connosco, com os outros e com o mundo que nos rodeia.


Charlie Chaplin disse "A vida é uma tragédia quando vista de perto, mas uma comédia quando vista de longe."


Se calhar, quando estamos perdidos nos nossos pequenos grandes problemas, absorvidos pela nossa existência, a achar que tudo corre mal, que não temos saída, quando não vemos nenhuma luz ao fim do túnel, e nos queremos agarrar a alguma coisa superior, devemos afastar-nos, e ver como é engraçada a nossa Vida.


E continuar a vivê-la, a criticar os outros, a maldizer a vida, a desesperar, a chorar como se o mundo fosse acabar e a rir como se não houvesse amanhã.

Isso sim é Viver.

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu vivo sem olhar à vida dos outros, se cada um fizesse isso a vida seria menos cruel e existiriam certas emoções que não se manifestariam e o mundo passaria a ser melhor.
Vivo o meu caminho, que eu encontrei e fui ajudado a encontrar à custa de sofrimento causado pelos outros. Por vezes penso que se não fosse esse sofrimento teria eu alguma vez encontrado o meu caminho?
O melhor é encontrar o caminho em que nos sentimos bem a viver e apenas fazer alguns desvios para melhorar a nossa felicidade. Se conseguires fazer isso vais reparar que a felicidade de todas as pessoas com quem convives no teu dia a dia também aumenta e tu te sentes realizado no final de cada dia vivido.

Sirius disse...

Bem vinda de volta! Expõe as tuas ideias, é para isso que este blog serve!